terça-feira, 25 de maio de 2010

Protesto

Dia 25/05/2010 a Heidy e eu fomos no adamastor falar com a Marli na secretaria de Educação sobre o nosso espaço de ensaio, que eles queriam cancelar, fomos esclarecer, ela falou que teria que tirar nosso ensaio ou mudalo para de manha por causa da limpeza do espaço, estava ficando tarde pro pessoal da limpeza arrumar. ai ela pediu que a gente fala se na secretaria de cultura sobre o espaço. chegamos lá era 10:40 querendo falar desse assunto e do património da cidade que estão querendo destombar perguntar qual era posição da cultura em relação a isso. Mas como o sr. Marks Oliveira é um "artista"-secretario adj muito preocupado não tinha agenda pra nos atender os interesses deles da secretaria em geral são eventos realizados pela secretaria ou assuntos pessoais, então protagonizamos grandes monólogos enquanto esperávamos lá, (alguns dias antes fomos tirar nossas duvidas como grupo de teatro marquei na agenda para as 17H depois de esperar 1H chega um representante politico se intitulando "doutor" fulano de tal e foi passado a nossa frente sem ter marcado horário. o mesmo "doutor" disse que não tinha que marcar). a secretaria de cultura esta sendo usada para escritório politico e artistas são tratados com desrespeito. continuando o dia 25/05/10 fomos atendidos as 15:15 e o "ARTISTA" Marks oliveira jogando em nossa cara que estava fazendo um favor para a gente porque estava atendendo a nos sem agenda, a gente está a quase dois anos estudando e pesquisando usando uma sala do adamastor e ele tem a coragem de dizer que estamos usando um espaço publico e fez uma insinuação que "já estava na hora de sair" para dar espaço para outros. nos falamos que a gente não podia sair do adamastor porque é o mais próximo de onde todos nos moramos ele satirizou falando que tem a biblioteca Monteiro Lobato que da pra ir a pé. falou que nos estamos só pensando nos nossos interesses e não pensamos em um colectivo. Jogou na nossa cara que se não fosse ele estaríamos ensaiando no bosque maia e depois se contra disse que ficou sabendo que estávamos ensaiando no adamastor quando me viu lá esperando o pessoal pra ensaiar dias antes do (funcultura). a partir dai resolvemos nos posicionar publicamente sobre esse EXECUTIVO DE INTERESSE PRÓPRIO. para os artistas que estão desacreditados da politica não perca as esperanças porque só lutando vamos conseguir buscar nosso lugar ao sol, dignidade, sabedoria sem perder a veia artística.... queremos mais respeito aos artistas e queremos pessoas com capacidade em arte geral e cultura não politiqueiro que usam artistas com interesse!


"Apenas quando somos instruídos pela realidade é que podemos mudá-la."

Bertolt Brecht


A Trupe de Bacantes vem a público responder o secretário de cultura adjunto Marks Oliveira.
A Trupe de Bacantes é um grupo de pesquisa que está desenvolvendo sua linguagem quase há dois anos na cidade, com espetáculos de cunho social e elaborando projetos a comunidade. Queremos deixar claro que NUNCA dependemos da Secretaria de Cultura para suas realizações. O fato de a Trupe ter um espaço de ensaio no (Centro Educacional Adamastor Centro) foi conquistado por méritos próprios junto à secretaria de Educação, porque a secretaria de Cultura não existe!!! Pelo menos não na prática, por fim, Cultura: “poder executivo”, ou seja, O QUE EXECUTA, mais o que estão executando? NADA.
Nossa meta é se profissionalizar como cia e cidadões mesmo com todos os desafios impostos pela má administração cultural da cidade de Guarulhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário